DCE Livre UFF – Fernando Santa Cruz

O Diretório Central dos Estudantes Livre ‘Fernando Santa Cruz” (DCE Livre UFF) é a entidade máxima de representação dos Estudantes de graduação da UFF, organizada CA’s e DA’s e é filiado unicamente à UNE (União Nacional dos Estudantes) e à UEE-RJ (União Estadual dos Estudantes). O DCE tem a responsabilidade de organizar e defender os interesses dos mais de 50 mil estudantes de graduação da UFF.

Durante muitos anos estudantes brasileiros, principalmente no período da ditadura, lutaram pelo seu direito de auto-organização independente e de poder interferir nas decisões, tanto nas mais locais quanto nas esferas nacionais. A luta contra a ditadura foi a luta pelo direito à existência da UNE (União Nacional dos Estudantes), do nosso DCE (Diretório Central dos Estudantes) e dos nossos Centros e Diretórios Acadêmicos de cursos. A conquista de tudo isso foi fundamental para derrotar o regime militar e significou uma vitória importantíssima da democracia e dos direitos de liberdade.

O Diretório Central dos Estudantes da UFF foi um dos principais centros de aglutinação de lutadores e lutadoras do país nesse período. Levantando a bandeira da democracia no país, do nosso direito de decidir, os estudantes daquele tempo, através do DCE, responsabilizaram-se por cumprir sua tarefa histórica, o que nos deixou como herança muitas conquistas. Por elas, Fernando Santa Cruz, um estudante de direito da UFF, foi vítima da crueldade da ditadura militar. Em homenagem a esse lutador e à luta pela liberdade, a nossa entidade representativa tem como nome Diretório Central dos Estudantes Fernando Santa Cruz.

Os estudantes da UFF têm muitas preocupações e demandas nesse momento. Mas para isso é preciso que tod@s construamos um DCE radicalmente democrático, que se constitua da participação plena de todos e em todas as esferas. Entre nós existe uma diversidade muito grande que precisa ser contemplada pelo DCE. Na cultura, fazemos música, teatro, cinema e outras artes. Podemos fazer do DCE, de seu prédio e da UFF espaços para a socialiazação e propagação de cultura alternativa. Jogamos futebol, basquete, vôlei. Podemos fazer uma Olimpíada. Somos estudantes dos mais diversos cursos e especializações científicas.

O DCE-UFF, junto com muitos outros estudantes e coletivos, diferentes ou parecidos de nós, queremos fazer da UFF e do DCE um propagador da liberdade, da igualdade de social, da comunicação livre, de informação e da ciência, do poder popular, da pluralidade, da solidariedade, do respeito à diferença, da educação humanizadora e transformadora de consciências e do combate intransigente a qualquer forma de opressão.

Chamamos todos a dar sua contribuição ao nosso DCE e continuarmos… até a vitória. Fernando Santa Cruz, Presente!!!

Fernando Santa Cruz – Biografia

Fernando Santa Cruz como é conhecido, era o quinto filho do médico sanitarista Lincoln Santa Cruz Oliveira e Elzita Santos de Santa Cruz Oliveira. Nascido na cidade de Olinda, desde jovem já participava do movimento estudantil secundarista. No ano de 1967, foi preso durante uma passeata em Recife contra o acordo MEC-Usaid, que moldaria o ensino brasileiro segundo os moldes norte-americanos prejudicando a qualidade do ensino nacional. Preso por uma semana no Juizado de Menores de Pernambuco, junto com o seu amigo Ramirez Maranhão do Valle, Fernando Santa Cruz experimentou a dura realidade dos menores que são marginalizados pela sociedade.

Após sair da prisão, passou a atuar mais na política, voltando sua luta para o Movimento Estudantil. Dessa forma, Fernando Santa Cruz um dos articuladores do movimento estudantil em Pernambuco, sendo um dos reestruturadores da Associação Recifense dos Estudantes Secundaristas (ARES). Nesta época foi assinado o AI-5, de forma que Fernando Santa Cruz viu-se pressionado à mudar-se de Recife não podendo mais atuar nas lutas políticas na capital pernambucana. Com isso Fernando Santa Cruz foi morar no Rio de Janeiro.

No Rio, foi aprovado no vestibular para o curso de Direito da Universidade Federal Fluminense. Na UFF, recomeçou sua luta política inicialmente por meio do diretório acadêmico do curso, e mais tarde por meio d do Diretório Central dos Estudantes. Tendo casado com Ana Lúcia, em 1972 nasce o seu filho Felipe. No mesmo ano Fernando é admitido por concurso público na Companhia de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo, e por isso muda-se para capital paulista.

Prisão e Desaparecimento

Em 1974, Fernando junto com a sua mulher, decidem passar o carnaval na cidade do Rio de Janeiro. Nesta passagem pelo Rio, Fernando decide visitar amigos que faziam parte da resistência política contra a ditadura militar. No dia 23 de fevereiro, Fernando saiu da casa do seu irmão Marcelo para o encontro com os amigos às 16:00 horas daquele sábado de carnaval. A volta estava marcada para às 18:00. Entretanto Fernando Santa Cruz nunca mais foi visto. Ninguém sabia onde Fernando estava. Entretanto quando o apartamento de um de seus amigo, Eduardo Collier, foi invadido por agentes de segurança do governo, ficou claro que Fernando havia sido levado pelos agentes do DOI-CODI RJ.

Os familiares, amigos e advogados de Fernando apelaram a várias autoridades nacionais e internacionais como a OEA e a Anistia internacional para obterem informação do paradeiro dele, entretanto foi em vão. Até que foi divulgado um relatório do Ministério da Marinha que constava que Fernando Santa Cruz estava desaparecido desde 23 de março daquele ano. Um ano mais tarde, a mãe de Fernando, dona Elzita, enviou uma carta ao Ministério da Justiça  pedindo informações sobre o filho. Entretanto esta carta nunca foi respondida.

Símbolo do Movimento Estudantil

Após o seu desaparecimento, Fernando Santa Cruz tornou-se um ícone da luta e da resistência nos movimentos sociais e principalmente no movimento estudantil de modo que posteriormente, o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal Fluminense e  o Diretório Acadêmico de Direito da Unicap foram batizados com o seu nome.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s